Prostratite








A Prostatite é o nome que se dá à inflamação da próstata e ela pode ser aguda, crônica ou não infecciosa. E não é uma doença contagiosa. A prostatite aguda infecciosa é causada por bactérias e necessita de urgente tratamento, pois os sintomas são geralmente severos, in cluindo a febre, os tremores e o ardor ao urinar. Já a crônica pode ser causada por bactérias, fungos ou parasitas e os sintomas são menos intensos, podendo ocorrer vontade de freqüente de urinar, ardor ou dor miccional e eventualmente dor perineal. A prostatite não infecciosa é mais freqüente do que a prostatite infecciosa. Pode apenas causar sintomas mínimos. A sua verdadeira causa é desconhecida.

Sintomas

Os sintomas geralmente dependem do tipo da prostatite. Pode acontecer de não haver sintoma, como também podem acontecer as seguintes queixas: arrepios, aumento da freqüência urinária, dor entre o escroto e o anus, dores articulares e musculares, febre, micção difícil, mialgias e dor abdominal, sensação de dor ou ardor ao urinar, podendo ocorrer também a pre ença de sangue na urina e ejaculação dolorosa.

A doença pode ocorrer por diversos fatores. A migração de bactérias através da uretra em direção à próstata é uma delas, assim como a deficiência da atividade antibacteriana da secreção prostática, por refluxo de urina infectada para o interior dos dutos prostáticos e falta de anticorpos locais e sistêmicos e qualquer malformação congênita do aparelho urinário, entre outras ocorrências. 

Diagnóstico e tratamento

Quando o médico suspeita de um caso de prostatite, geralmente ele pede um exame físico completo com a finalidade de descartar outras patologias. O exame específico de toque retal, exame de urina e urocultura são alguns dos solicitados. Para o tratamento são utilizados medicamentos por via oral e o mesmo pode demorar em média de 7 a 14 dias, dependendo da resposta e gravidade de problema. E, de 4 a 12 semanas, em média, para os casos de prostatite crônica infecciosa.

Fonte: Saúde e Vida

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia na Incontinênica Urinária


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.